quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SECA AFETA PRODUÇÂO DE GRÂOS E PECUÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL

 Shutterstock
Enquanto a chuva causa prejuízos e deixa vítimas em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul (RS) é a seca que castiga a população. A estimativa é que 213 mil pessoas tenham sido atingidas pela estiagem. 

A situação compromete lavouraspastagens e produção de alguns hortigranjeiros, segundo informações da Emater/RS. O milho implantado na primeira quinzena de agosto ainda apresenta bom desenvolvimento, mas começa a mostrar deficiências pela baixa umidade do solo. As lavouras implantadas a partir de setembro são as que apresentam maiores problemas e já há alguma perda, de acordo com a Emater. A falta de umidade está causando o secamento das folhas, deficiência na polinização, redução do tamanho dasespigas, falhas na granação e grãos de tamanho reduzido. 

A deficiência de umidade do solo e do ar também estão influenciando na cultura da soja, dificultando e atrasando o desenvolvimento e a realização de alguns tratos culturais, como o controle de invasoras. 

rebanho também é afetado pela estiagem. As condições nutricionais do gado estão caindo, o campo nativo e aspastagens cultivadas estão com pouco desenvolvimento e baixa qualidade. A Emater informa que os produtores de leite estão utilizando mais alimentos volumosos processados (silagem, feno e rações). No entanto, o fornecimento destes aumentam os custos de produção do leite, reduzindo a rentabilidade da atividade. 

Até o momento, 31 municípios decretaram situação de emergência e outros 22 estão em estado de alerta. Só no município de Frederico Westphalen, 29 mil pessoas foram atingidas. 

Segundo a Defesa Civil do estado, a chuva que caiu em algumas partes do Rio Grande do Sul não foi suficiente para evitar os efeitos da estiagem. Entretanto, o racionamento de água em Novo Hamburgo foi suspenso. Desde 28 de novembro, os moradores estavam com o consumo de água reduzido por causa da falta de chuva. 

A previsão para esta terça-feira (3/1) e quarta-feira (4/1) em todo o estado é de tempo parcialmente nublado. Na quinta-feira (5/1), há a possibilidade de chuvas em áreas isoladas no nordeste do estado. Nas demais regiões, o tempo permanece nublado


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...