domingo, 15 de janeiro de 2012

FORTES CHUVAS DEIXAM EM ALERTA PRODUTORES DE FEIJÃO

Editora Globo 
Se a Região Sul do país sofre com a seca, a região Centro-Oeste começa a sentir os primeiros efeitos das fortes chuvas na região. As condições climáticas refletem nos preços das commodities. O feijão é a principal preocupação.
Para o produtor, a saca de 60 quilos de feijão está sendo comprada por R$ 124. Há 20 dias esse valor era em torno de R$ 90. Um levantamento informal mostra que oconsumidor está pagando cerca de 20% a mais pelo produto das gôndolas dos supermercados, principalmente para o grão do tipo carioca. Se nos próximos 10 dias a chuva continuar, mais prejuízos serão registrados.
Outra preocupação é com a soja, que corresponde a mais de 50% da produção agrícola do estado, representando mais de 8 milhões de toneladas. Segundo Leonardo Machado, assessor técnico da Federação da Agricultura de Goiás(Faeg) para a área de cereais, fibras e oleaginosas, a colheita da soja em Goiás, um dos Estados mais afetados, começa nos meses de fevereiro e março. “Se na ocasião ainda estiver chovendo nessa mesma intensidade, o produtor não irá conseguir fazer a colheita do grão que poderá perder qualidade e produtividade se permanecer por muito tempo plantado esperando o período de estiagem para ser colhido”, alerta.
Mas há uma boa notícia, pelo menos para este final de semana. A zona de convergência do Atlântico Sul começa a perder intensidade e a previsão do Sistema de Meteorologia para os próximos dois dias é de diminuição da chuva em todo o estado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...