terça-feira, 22 de novembro de 2011

CHUVAS ESPERADAS PARA GRANDE PARTE DO PAIS DEVEM FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DE PASTAGENS

Apesar da previsão de chuva, precipitação abaixo da média no noroeste de Minas Gerais, norte da Bahia e em regiões nordestinas prejudicam pastagens e a engorda dos animais

As chuvas ocorridas em boa parte das áreas de pecuária do Brasil durante essa última semana favoreceram a manutenção e elevação da umidade do solo, dando plenas condições ao desenvolvimento e crescimento das pastagens.
Para esta semana, são esperadas chuvas em grande parte do país, abrangendo desde os Estados do Sul até a região Norte. Contudo, os volumes esperados só serão elevados sobre os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Na região centro-sul do Rio Grande do Sul, o tempo permanecerá aberto e sem previsão de chuvas. Isso poderá agravar a situação das pastagens, já que diminuirá os níveis de umidade do solo e, consequentemente, irá afetar o crescimento das pastagens nativas de verão, podendo gerar uma diminuição na produção de leite. No Nordeste, continuará uma condição de tempo mais seco e, portanto, uma condição desfavorável ao desenvolvimento das pastagens.
Apesar das boas condições de desenvolvimento das pastagens, ainda existem regiões onde os volumes de chuvas estão abaixo da média e na maioria das vezes bem irregulares, como nas regiões noroeste de Minas Gerais, norte da Bahia e em grande parte das regiões nordestinas. Dessa maneira, os índices de produtividade de leite e as taxas de engorda dos animais estão abaixo da média para o período, afetando a oferta desses produtos no mercado regional.
Nas demais regiões de pecuária, onde as chuvas vêm ocorrendo de forma mais regular, os teores nutricionais das pastagens encontram-se bons, dando condições para suprir toda a demanda alimentar dos rebanhos e elevando os índices de produtividade. Isso resulta em uma oferta maior de animais jovens para a engorda, além de manter os índices de produtividade do leite em patamares satisfatórios.

Fonte : Ruralbr

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...