terça-feira, 10 de abril de 2012

MANEJO DE MOFO BRANCO NA CULTURA DE SOJA



Rio Verde (GO) - O mofo branco, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, é uma das principais causas da queda de produtividade no plantio de soja. A estimativa de área afetada na safra brasileira de 2010/2011 foi de 2,66 milhões de hectares. Apenas na região Centro-Oeste, de 10.817,5 Mha cultivados, 1.500 Mha foram infectados pela doença. A estimativa da safra de 2011/2012 é ainda maior: 3,85 Mha, sendo 1,7 Mha apenas em Goiás.

O fungo ataca o caule da soja, impedindo a passagem da seiva e em pouco tempo a planta seca. A sua infecção acontece pelas flores da soja, desenvolvendo e produzindo escleródios, pequenos pontinhos pretos que ficam no solo. Após a germinação dos escleródios, aparecem os apotécios, uma espécie de órgãos reprodutores, que liberam ascósporos no ambiente, infectando flores e reiniciando o ciclo.

Dentro deste panorama, a TECNOSHOW COMIGO 2012 recebeu nesta tarde, dia 10, Maurício Meyer, representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja. Meyer discorreu sobre formas eficientes para diminuir o risco de infecção pelo mofo branco nas culturas de soja. 

Uma das medidas mais simples e eficientes é cobrir a lavoura com palhada, especialmente a de Brachiaria ruzizieensis. A palhada forma uma espécie de filtro no solo, que impede a liberação de ascósporos no ar. Sementes sadias, tratadas com fungicidas, também diminuem a probabilidade da disseminação da doença. A própria arquitetura da soja pode ajudar na proliferação do fungo. Quando a planta faz o acamamento, a calda de fungicida não penetra e o ambiente entre as plantas fica fechado, aumentando o risco. Limpeza do maquinário antes de transportá-lo de uma área infestada é também primordial.

Além destas medidas, a rotação e sucessão de culturas não hospedeiras são essenciais para quebrar o ciclo do fungo. É claro que esse processo deve ser feito paralelamente ao controle químico e biológico adequado. Como coloca Meyer, "a rotação e sucessão de culturas feita da maneira correta interromperia a maioria dos problemas existentes hoje na agricultura, não só o caso do fungo branco".







Fonte: Tecnoshow Comigo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...