sábado, 3 de novembro de 2012

Falta de chuvas uniformes pode gerar replantio de soja 12/13 em MT


Com a irregularidade de chuvas em Mato Grosso muitos produtores de soja correm o risco de ter que replantar a safra 2012/13. A situação mais crítica é na região oeste, onde o volume acumulado em agosto ficou entre 25 e 50 milímetros. A preocupação é que este atraso afete a próxima safra de milho. Até esta quinta-feira (1º) o plantio no estado alcançou 62,3% dos 7,8 milhões de hectares previstos para a temporada, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O produtor Alysson Rotta, de Sapezal, a 473 quilômetros de Cuiabá, relatou que até o momento foram registrados 70 milímetros de chuvas na sua propriedade desde o início do plantio. "Se não chover nos próximos quatro dias, correremos o risco de replantar. Já tem duas semanas que a semeadura está parada. A preocupação é que os produtos da próxima safra estão todos comprados".
A situação não é diferente para a produtora e engenheira agrônoma, Amanda Miranda Diavan, de Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros de Cuiabá. Ela semeou aproximadamente 1,4 mil hectares, mas em pelo menos 600 hectares a sojanão brotou. "Ainda não sabemos se vamos ter que replantar e nem do tamanho de quanto poderá ser este prejuízo", pontuou.
O técnico agrícola da Fundação Mato Grosso, José Antônio da Costa, explicou ao Agrodebate que no início do plantio da safra no estado que o ideal de umidade no solo é de 100 milímetros em média. Esse volume corresponde à 100 litros de água distribuídos em um metro quadrado.
A região médio norte do estado é que segue com melhor volume acumulado de chuvas até o momento. Parte desta região pode apresentar índices de 150 a 200 milímetros, segundo no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão é que ocorra aumento do acumulado de chuvas no estado entre os dias 4 e 10 de novembro, como consta no último boletim do Imea.
PlantioTodas as regiões de Mato Grosso apresentam atraso no plantio em relação a temporada anterior. Até o dia 1º de novembro, a região que mais apresentou recuo na semeadura foi a região centro-sul, que está com 24,2 pontos percentuais de desvantagem se comparado com o dia 3 de novembro de 2011. Em seguida aparece a região oeste (-23,8 pontos percentuais) e noroeste (-18,7 pontos percentuais).


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...